Contexto e apresentação
No Papo de Inteligência desta semana, Luciano Gonçalves, da Intelligence Hub conversou com Eduardo Costa. Edu é engenheiro, carioca. Vem dirigindo brilhantemente a Ouro Negro desde 2015.
A Ouro Negro (www.ouronegro.com.br) é uma empresa muito intensiva em tecnologia e desenvolvimento tecnológico, para o segmento de Petróleo e Gás, que faz uso de Internet das coisas, robótica, automação para atender as empresas do setor, desde o desenvolvimento de campos até o abandono de poços.
A Crise e o segmento de Petróleo e Gás
Sobre a Crise, Eduardo ressaltou que o segmento de Petróleo e Gás sofreu muito com a pandemia. A redução de preço por disputa entre Rússia e Arábia Saudita já vinha afetando o setor. Na sequência, houve a redução brutal de demanda por conta de pandemia. Estes fatores levaram, inclusive, a um “preço negativo” de petróleo, um momento ímpar de descolamento entre oferta e demanda.
Para se adequar, a indústria precisou ter a resiliência, e passar por forte redução de investimentos. E toda cadeia de valor precisou se adaptar este cenário. Ao mesmo tempo, a sociedade e governos pressionam para transição da matriz energética, para consumo de energias renováveis. Mas ainda é preciso manter a competitividade da indústria, uma vez que existe necessidade e demanda grande por petróleo.
O uso de Inteligência de Mercado e Inovação
Eduardo Costa também falou sobre como Inovação e Inteligência de Mercado ajudam a Ouro Negro. A Ouro Negro usa inovação aberta como estratégia para complemento de competências e desenvolvimento de produtos e tecnologias. Para tal, usam inteligência para mapear empresas, mapear tecnologias, identificar empresas sem conflitos de interesse, e buscar correlações de complementariedade para que as duas empresas ganhem mercado juntas, a partir da soma de competências e esforços.
Assista o vídeo abaixo, e comente conosco suas impressões. Se tiver sugestões de temas e entrevistados, não deixe de contribuir com a gente! Escreva para [email protected] e deixe suas sugestões.