O CONTEXTO E UM TETO NOVO
O setor imobiliário tem há muito tempo evidenciado uma variedade de emoções. Ao lidar com somas significativas de capital, os sentimentos de apreensão tendem a oscilar para altas e baixas de pressão, especialmente em relação à qualidade da vizinhança, vacância, estoque, inadimplência, distratos, inquilinos, taxa de juros, formação de land bank, questões de gestão de propriedade e liquidez.
Mas esses sentimentos de apreensão devem estar em equilíbrio com o conhecimento de que o setor imobiliário como uma classe de ativos oferece: altos retornos em ambientes de baixa taxa de juros, diversificação de carteiras de ações tradicionais e potencial de apreciação a longo prazo.
Essa é uma promessa poderosa.
Além disso, há outro benefício, mais recente a considerar para investir em imóveis. A tecnologia permitiu mudanças radicais em como e onde as pessoas investem nestes ativos.
A velha afirmação de que o investimento imobiliário é um negócio local e tradicional já não é uma verdade incontestável. A verdade é que o modo de fazer negócios está mudando.
Estão começando a ferver ideias e novos investimentos na tecnologia imobiliária. O cenário dos negócios está mudando rapidamente e o denso aporte tecnológico no setor é parte importante dessa mudança.
O setor imobiliário é um setor da economia que criou riqueza imensa sem alterar seus processos e fluxos de trabalho por muitas décadas, então há por um lado uma falta natural de desatualização sobre o que ocorre agora neste momento. Hoje é com urgência que os executivos correm para atualizar a sua caixa de ferramentas e suas capacidades para o mundo de transformações que estamos vivendo.
Já paramos para pensar no futuro do mercado imobiliário? O que está por vir? O que vai mudar e o que vai permanecer?
“Na velocidade que as coisas acontecem, se não agirmos e tomarmos a dianteira do mercado – pode ser tarde demais”.
Escutamos isso de um jovem executivo C Level do setor recentemente.
Nós todos sabemos as histórias e cases de empresas como Blockbuster, Kodak, Sony, Blackberry, Nokia, AOL entre outras companhias.
Estas empresas e milhares de outras como elas, estavam em um ponto de sua trajetória, no topo do mundo com uma participação de mercado maciça até que uma pequena equipe de uma pequena empresa, quebrou o seu universo.
Algumas das questões recorrentes de líderes de negócios em todo mundo trata da mudança do status quo dos modelos tradicionais versus novos modelos. Resumidamente, o questionamento que se faz é:
É possível crescer e continuar sustentável e, mais do que isso, continuar relevante no mundo dos negócios e na vida das pessoas fazendo as coisas como elas foram feitas nos últimos 50 ou 100 anos?
A era da informação e nova economia criaram muitas novas dimensões, além de oportunidades para o rompimento total e inovações complementares em soluções para o segmento imobiliário e de resto para praticamente todas as verticais de negócios.
A questão é: Para onde ir e quais seriam as apostas mais promissoras?
Abaixo um breve panorama do que está acontecendo no segmento de Real Estate em mercados mais maduros.
UMA CATEGORIA COM BRILHO PRÓPRIO – LANDSCAPE REAL ESTATE TECHS
Um levantamento de Venture Scanner disponibilizado em abril de 2016 apontava de 1.137 empresas atuando no segmento. Este levantamento mostra não só a quantidade de empresas mas como estão organizadas em diversas verticais – oferecendo de alguma forma soluções viáveis com apoio de tecnologia.
LANDSCAPE REAL ESTATE TECHS
Com 12 segmentos distintos já dá a entender que trata-se de um ecossistema diverso, com vida própria e bem populoso. É uma categoria com com um montante de financiamento combinado de U$ 16,9 bilhões. Abaixo exemplificamos os 12 segmentos de startups voltadas para o Real Estate.
TIPOS E DESCRIÇÕES DE REAL ESTATE TECHS
QUEM ESTÁ APOSTANDO NO SEGMENTO NO BRASIL?
No Brasil observamos o surgimento de empresas como Quinto Andar (marketplace de negócios imobiliários focado em locação de apartamentos residenciais), Realton (anúncios de imóveis encalhados das incorporadoras), Molegolar (mecanismo que permite construir prédios cujos apartamentos são divididos em módulos independentes), Moving (plataforma digital que oferece uma ferramenta de geolocalização para melhorar a procura por imóveis), Urban 3D (tecnologia de construção de imóveis pré-fabricados com o uso de impressoras 3D), 3W (software de realidade virtual para permitir que os interessados em comprar um imóvel novo) e muitas outras atuando em diversas frentes.
No exterior temos alguns exemplos bem interessantes e listamos algumas:
Purple BricksTipo: Tecnologia de propriedade (Proptech) – Serviços Imobiliários (B2C)
Ano de Fundação: 2014
Localidade: Reino Unido (fundação) e Austrália (atuação)
Investidores: DN Capital, Martin Bolland, Paul Pindar, Woodford Investment Management, Nortrust Nominees Limited, Old Mutual GI, Artemis Asset Management Ltd, FIL Investment International entre outros.
Resumo: A Purplebricks combina uma plataforma digital com uma rede de “especialistas em propriedades locais” autônomos ou agentes imobiliarios. É um corretor imobiliário online.
www.purplebricks.com
Settled
Tipo: Tecnologia de propriedade (Proptech) – Serviços Imobiliários (B2C)
Ano de Fundação: 2015
Localidade: Reino UnidoInvestidores: 500 Startups, SPARKVentures entre outros.
Resumo: Settled é uma plataforma que permite aos proprietários cortar a intermediação via corretor quando vende uma propriedade, bem como a Airbnb, mas para as vendas.
www.settled.co.uk
Lenda
Tipo: Corretor de hipoteca digital (Digital Mortgage Broker) – Software Financeiro Hipotecas
Ano de Fundação: 2012
Localidade: Estados Unidos
Investidores: 500 Startups, China Growth Capital, Rubicon Venture Capital, Structure Capital, e Winklevoss Capital (14 no total).
Resumo: Lenda, anteriormente GoRefi, fornece uma plataforma que permite aos usuários refinanciar casas de internet, desde a cotação até fechamento.
www.lenda.com
Nested
Tipo: Tecnologia de propriedade (Proptech) – Software social / plataforma
Ano de Fundação: 2015
Localidade: Reino Unido
Investidores: Conector Startup Accelerator
Resumo: promete ajudar os proprietários a vender seus imóveis em 90 dias, ou eles lhe darão o dinheiro para fazer sua próxima compra livre de juros.
nested.com
Compass
Tipo: Tecnologia de propriedade (Proptech) – Serviços Imobiliários (B2C)
Ano de Fundação: 2012
Localidade: Estados Unidos
Investidores: 406 Ventures, Advance.net, Cap-Meridian Ventures, CLI Ventures, Corigin Ventures entre outros (16).
Resumo: Fornece uma plataforma tecnológica para serviços imobiliários e de corretores. A empresa fornece uma plataforma de tecnologia de ponta a ponta que permite que os clientes busquem apartamentos, agenda visitas e solicite por propriedades.
www.compass.com
STARTUPS E A FUNÇÃO DA INTELIGÊNCIA
Muitas empresas consideram conhecer melhor o ecossistema de inovação e de startups, antes de sair investindo.
Por onde começamos? Comece pelo início. Invista em conhecimento mercadológico e obviamente pelas questões e perguntas que gostaria de ser respondidas.
Comece por se perguntar algumas perguntas básicas. O que queremos saber? E o que nossa empresa precisa saber? Porque antes de começar a planejar, precisamos de algum contexto. E se não iniciarmos o processo estrategicamente, há uma chance de que poderemos em breve ser esmagados por uma montanha de dados que equivale a nada mais nada menos do que simplesmente um monte de ruído.
E nós não queremos isso. Não busque pelo BIG DATA e sim pelo RIGTH DATA. As coisas que queremos saber e acompanhar podem incluir os seguinte itens:
- Como a concorrência está trabalhando com startups
- Quais são os movimentos da indústria
- Que benefícios podem ser capturados
- Avaliação de estratégias
- Efetividade das operações atuais
- Capacidades e modelos de investimentos
- Perspectivas de mercado a longo prazo
Conhecer e continuamente aprender sobre o contexto em torno de seu negócio como os itens acima mencionados irá fornecer um detalhamento sobre o que se busca. E estes são os elementos cruciais que precisamos saber enquanto planejamos estrategicamente investimentos em novos negócios.
As informações mercadológicas analisadas com inteligência incentivam as empresas a entender o que é o trade-off entre diferenciação e baixo custo, com o objetivo de criar novas curvas de valor. Para inovarmos temos que ter estômago e coragem para errar e iniciar com novas bases de conhecimento.
Experimente, falhe rapidamente e aprenda mais rapidamente ainda
Pergunte aos seus pares quais fatores, o que sua indústria considera como certos, poderiam ser eliminados, ou poderiam ser reduzidos abaixo do padrão da indústria. Pergunte o que poderia ser alçado acima do padrão, e por fim e não menos importante, pergunte que fatores poderiam ser criados e que a indústria nunca ofereceu. Experimente muitas coisas, falhe rapidamente, aprenda ainda mais rapidamente e tenha sucesso mais cedo neste novo e inquietante mundo de transformações.
É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.
Grande abraço,
Nícolas Yamagata
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