Um mercado que historicamente inovou muito pouco, foi o mercado de seguros. Até poucos anos atrás, os grupos seguradores eram os mesmos de 50 anos atrás, e seus portfólios evoluíram à medida que o mercado comprador ia demandando.
As necessidades dos potenciais clientes dirigiam e muito a necessidade das seguradoras criarem novos produtos e serviços. Este cenário vem mudando drasticamente não só pela sofisticação dos produtos que estão sendo criados, bem como pela mudança total na dinâmica dos mercados contratantes, bem como das necessidades das pessoas que consomem seguros.
Em recente evento sobre inovação e inteligência para o segmento financeiro, percebemos um conjunto de desafios impactantes para o setor:
- Onde está o cliente comprador? Quais são suas demandas?
- O que existe de produto antigo e o que virá de produto novo pela minha concorrência?
- Como a transformação digital afetará o negócio de seguros?
- Tendências do segmento de seguros afetarão ao meu negócio como?
- Quais os impactos da regulação na minha inovação de produto e serviço?
- O que meu competidor está fazendo em seus canais de venda?
- Como aumentar a rentabilidade no meu portfólio?
- Como adequar meus produtos a uma nova realidade tecnológica e de clientes?
Estas e outras questões assolam aos executivos do mercado de seguros, não tendo estes ainda uma resposta clara para estas questões. Quando o assunto é inovação e insurtechs, a questão complica mais ainda:
Quando nos deparamos com a realidade deste novo cenário para essa indústria, e buscamos olhar para a contribuição das áreas de inteligência de mercado, vimos que há belíssimos trabalhos, e ao mesmo tempo, uma oportunidade ímpar de evolução no monitoramento de mercado contínuo e bom suporte à decisão.
Neste sentido, a Intelligence Hub, empresa de serviços de inteligência, constituída a partir do modelo americano de Bureau de Inteligência, desenvolveu framework de monitoramento deste mercado, a partir da experiência com diversas organizações, chegando à um composto mínimo de monitoramento nesta indústria. Este monitoramento é composto de:
Desta forma, nos parece que o mosaico de informações, tecnologias e análises de mercado devam estar preparados para atender à estas demandas do mercado segurador, independente do ramo de seguro em que a organização atue.
Faremos uma série de posts pequenos sobre o tema, mas ao mesmo tempo, endereçaremos artigos mais densos no website da Intelligence Hub, em www.intelligencehub.com.br.
É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.
Abraços,
Eduardo Lapa, Nicolas Yamagata, Luciano Gonçalves.
Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada
Oi Alina, agradecemos pelas palavras de apoio e incentivo! Continue nos acompanhando! Abraços