DUAS ESCOLHAS
Sem dúvida, houve dois temas de negócios estratégicos dominantes nos últimos meses.
Primeiro, onde e como for possível, reduza os custos. As empresas correram para reduzir equipes, fechar fábricas e atrasar investimentos com Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).
Economizar dinheiro durante as recentes crises têm sido uma preocupação primordial.
O segundo tema principal (que está ganhando força) é aumentar a receita e o lucro.
A tensão entre os dois temas é aparente. Muitas vezes, o crescimento requer algum tipo de investimento incremental (ou, pelo menos, sua realocação).
Embora a inteligência competitiva possa ajudar nas decisões de economia de custos, seu melhor uso é apoiar as decisões estratégicas de crescimento.
Afinal, a estratégia é voltada para o futuro, intimamente preocupada com a competitividade e inseparável de decisões significativas de risco / recompensa.
É fácil encontrar livros sobre estratégia de crescimento – na verdade, mais do que para inteligência competitiva.
No entanto, essa disparidade no tratamento acadêmico ou executivo não elimina ou diminui a necessidade de inteligência competitiva.
De fato, os livros de estratégia estão repletos de referências ao papel da inteligência competitiva nas decisões estratégicas.
Tomemos um exemplo da série de livros de Chris Zook (sócio da Bain e líder da prática sobre estratégia) fala sobre estratégia de crescimento.
Em três livros – Lucro a Partir do Core Business, Além Das Fronteiras do Core Business e Unstoppable: Encontrando Ativos Ocultos para Renovar o Core e Aumentar o Crescimento Rentável – Zook sintetiza dez princípios de crescimento e redefinição.
- Comece definindo o núcleo (core)
- Tenha obsessão no potencial completo do núcleo do seu negócio
- Valorize a economia da liderança
- Mapeie as adjacências ao núcleo do seu negócio
- Reconheça o poder da repetibilidade no núcleo
- Quando estiver perdido, retorne ao cliente principal
- Lembre-se do foco – expanda e redefina o ciclo de crescimento
- Explore o poder dos ativos ocultos
- Pense em capacidades como os elementos fundamentais da renovação
- Não subestime o poder do foco
Claramente, alguns de seus princípios têm um foco interno. Por exemplo, definir o núcleo é o autoexame do que uma empresa fundamentalmente faz melhor.
Observe que o Zook amplia a noção de competências essenciais para incluir a base para a diferenciação estratégica, o modelo econômico sustentável e os limites do núcleo.
No entanto, a maioria dos princípios inclui (pelo menos implicitamente) um requisito para entender o ambiente competitivo. Por exemplo, compreender todo o potencial do núcleo requer uma avaliação das perspectivas comerciais do negócio principal.
Isso é impossível isoladamente. Assim, a inteligência competitiva pode contribuir para a compreensão essencial do ambiente competitivo para abranger a oportunidade.
Isso é mais do que um cálculo total do mercado disponível, pois inclui uma sobreposição de outras forças que afetam o sucesso em potencial.
Em quase todos os princípios, a compreensão do ambiente competitivo acrescenta confiança às decisões estratégicas tomadas pela administração.
Como uma pessoa ou grupo de inteligência competitiva contribui com esse valor? Aqui estão três etapas importantes.
RELACIONAMENTOS
Não há substituto para conhecer os decisores da estratégia e ser confiável para eles.
Se qualquer uma dessas condições não for verdadeira, pare de ler e comece a trabalhar para solucionar o problema.
CONTEXTO
Certifique-se de entender o mesmo contexto estratégico que o gerenciamento.
Os serviços oferecidos no contexto compartilhado são avaliados. Da mesma forma, uma análise brilhante, mas desvinculada, não é tolerada por gerentes ocupados.
Isso desperdiça seu tempo e prejudica sua credibilidade.
MODELOS
Profissionais de inteligência competitiva têm um rico conjunto de modelos que ajudam a entender o ambiente competitivo.
Estude e aplique as ferramentas descritas nos livros de Bensoussan e Fleischer. Sempre que você puder trazer clareza e insight para o tomador de decisão, sua contribuição será valorizada.
Quando não há uma entrada formal de inteligência competitiva para estratégia, isso significa que os tomadores de decisão estão fazendo inteligência competitiva informalmente.
É possível que eles estejam fazendo um ótimo trabalho. Na nossa experiência, é mais provável que eles estejam perdendo insights valiosos.
Inteligência competitiva, bem praticada, pode ser incrivelmente útil para eles.
O que você acha? Compartilhe conosco a sua história.
É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.
Grande abraço,
Nícolas Yamagata
[email protected] I https://www.intelligencehub.com.br
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