Nós da Intelligence Hub estivemos no Expert XP 2019, realizado pela XP e vamos contar um pouco sobre o que vimos lá.
Esta foi a nona edição da Expert XP, que se tornou um dos eventos de investimentos mais relevantes do mundo. Nesta edição tivemos mais de 190 palestrantes de diferentes áreas para debater os temas mais importantes do momento na política e economia, e darem suas visões sobre inovação, competitividade, diferenciação da competição, empreendedorismo e carreira.
Destacamos entre eles Ben Bernanke, ex-presidente do Federal Reserve (o Banco Central Americano), os ministros Paulo Guedes e Sergio Moro (Economia e Justiça), empresários como Jorge Paulo Lemann (3G e AB InBev) e Guilherme Benchimol (Grupo XP), Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, alguns dos mais bem sucedidos gestores de fundos do país, como André Jakurski, Luis Stuhlberger, Márcio Appel e Rogério Xavier, economistas como Ricardo Amorim e Alexandre Schwartsman, entre outros.
O evento trouxe ainda personalidades com histórias inspiradoras, que contaram suas experiências e os desafios que enfrentaram rumo ao sucesso. Entre elas, estão o nadador Michael Phelps, o maior medalhista olímpico da história.
Uma coisa que chamou a atenção foi a estrutura do evento. Estiveram cerca de 30 mil pessoas desde investidores institucionais, representantes de empresas, patrocinadores, clientes e pessoas que queriam ver de perto as novidades para o setor.
Além das palestras pudemos acessar os estandes de mais de 160 expositores, entre eles empresas de seguros como Icatu Seguros, Prudential, Porto Seguro, Mongeral, Zurich, Metlife, SulAmerica e XP Seguros, empresas tradicionais de investimentos como Credit Suisse, Morgan Stanley, Claritas, Banco BMG, Banco Original, BNP Paribas, Banco Pine, Vinci Partners, Goldman Sachs, AZ Quest, Banco Votorantim, Kapitalo, Verde, Navi, Banco Fibria e muitos outros.
Os desafios e oportunidades do setor financeiro sendo solucionados com as práticas de Inteligência Competitiva.
Refletindo um pouco sobre o que escutamos e com o objetivo de identificar problemas que afetam o setor financeiro, elencamos de forma macro alguns dos maiores desafios e oportunidades do setor e como a função de inteligência pode apoiar as organizações.
Ambiente em transformação constante.Essas forças e mudanças exigem que as empresas realmente entendam o ambiente externo para que possam mitigar ameaças, antecipar mudanças, alavancar novas tecnologias, capturar novas oportunidades de negócios e estar preparado para o futuro.
Com as questões relativas à transformação digital, as empresas financeiras tradicionais também estão se beneficiando de simplesmente ter um fogo aceso sob elas, estimulando-as a superar obstáculos tradicionais à implantação rápida de tecnologia.
A função de inteligência neste sentido busca mapear os atores deste ecossistema e de suas fronteiras, além manter um radar para nutrir os processos de inovação e transformação digital nas organizações.
Combinar a eficiência dessas ferramentas tecnológicas com a sabedoria e o conhecimento especializado das pessoas é um difícil equilíbrio para as empresas de serviços financeiros.
A centralização do cliente. Quando tratamos do tema centralização e personalização de ofertas aos clientes, observamos que por um lado, as empresas conhecem os clientes de hoje com a facilidade e a rapidez de conduzir negócios por meio de canais digitais, mas, por outro lado, sabem quanto valor pode advir da avaliação detalhada das necessidades e soluções personalizadas que envolvem eventos importantes da vida. Reunir o melhor dos dois mundos é o santo graal.
Uma função de inteligência que monitore isso e provoque insights nos executivos é uma ferramenta importante de nutrição. As empresas financeiras precisam determinar cuidadosamente as melhores maneiras de atender às necessidades exclusivas de todas as gerações, bem como de outros segmentos étnicos e demográficos.
A função de inteligência neste sentido ajuda sobremaneira nestas questões quando analisa segmentação, atributos de priorização e importância, mas principalmente quando busca entender as dores e necessidades destes clientes.
Olhar para fora é questão de sobrevivência. Com tanta alteração no fluxo de informações no ambiente operacional econômico, é mais importante do que nunca olhar para fora da própria organização e a função de inteligência neste sentido serve para gerar para insights, avaliar lições e melhores práticas para desenvolver estratégias mais resilientes, serve para avaliar ações que façam mais sentido para seu modelo de negócios e estratégia de crescimento, em face de desafios e perturbações que o mercado nos traz.
Participar da Expert XP 2019 foi uma experiência bastante interessante e rica, deixando uma forte evidência de uma perspectiva de competição mais acirrada, o surgimento de novos competidores e investimentos para democratização do setor financeiro do Brasil. Reforçou ainda que se trata de uma boa hora para usar a função de inteligência para gerar vantagem competitiva num setor hiper competitivo e de grande mudança.
É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.
Nícolas Yamagata – Diretor Executivo