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MOMENTO DE REFLETIR E AVANÇAR

É tempo de dar aquela parada e respirar. É tempo para tornarmos público todo o trabalho da função de inteligência competitiva que fizemos nestes últimos meses.

Há, pelo menos, cinco coisas importantes a serem feitas nesta fase. Antes de listá-los, vamos rever tudo nas importantes etapas anteriores.

Lembre-se de que as pessoas e seus relacionamentos com eles contribuíram muito mais para o seu sucesso.

  1. Nós conseguimos detectar um problema de inteligência competitiva de interesse para um executivo sênior e nós entregamos uma resposta útil e acionável.
  2. Mesmo que nós tenhamos começado de forma pequenina e humilde, nós intencionalmente começamos a mostrar os contornos de uma visão convincente da inteligência competitiva.
  3. Estabelecemos uma base para o esforço e fizemos a primeira introdução (de forma limitada) da nossa marca e função de inteligência. Algumas pessoas começaram a notar e a confiar no que estamos fazendo.
  4. Com esta confiança, nós nos aproximamos de nosso patrocinador sênior com uma visão maior para inteligência competitiva. Por trás das cenas estabelecemos alguns padrões para orientá-lo e começamos a adquirir as ferramentas básicas. Como parte disso, também identificamos pessoas e grupos críticos para nos ajudar. Estamos formando a nossa rede de inteligência.
  5. Todas as etapas anteriores possibilitaram com que finalmente tenhamos um orçamento a altura, embora restrito, para começarmos a estabelecer uma infraestrutura. Com a infraestrutura ampliamos o escopo e as interações estão mais abertas – e finalmente estamos fazendo o que é importante para a organização.

AMPLIANDO A NOSSA CONSCIÊNCIA DENTRO DA FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA

Aqui vamos refletir com cinco maneiras de ampliar a consciência e o alcance de NOSSA MARCA E DA FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA COMPETITIVA.

  1. Aumentar a profundidade e amplitude das informações de inteligência competitiva.

Nesta fase aqui estamos trabalhando com organizações funcionais que têm seus silos de informações. Interface para os nossos sistemas será crucial e precisamos querer minimizar sua dor. As alianças com as áreas de tecnologias facilitarão as interfaces e o patrocínio da alta administração incentivará a cooperação. Mesmo assim, o nosso objetivo é incentivar a cooperação ao entregar valor de volta às mesmas organizações.

  1. Comunicação e Divulgação. Publicar em diversas plataformas junto ao público interno da empresa.

Para grandes organizações, é comum que muitos grupos publiquem informações. O marketing, a comunicação interna, recursos humanos, as vendas, o desenvolvimento de negócios e outros grupos procuram informar os colaboradores e demais atores sobre notícias relevantes do mercado. Embora cada grupo tenha seus próprios interesses, todos estão unidos em seu interesse pela concorrência.

Podemos nos tornar um ator muito proeminente (e apreciado) ao oferecer conteúdo adicional e relevante para esses públicos.

Faça. E procure lembrar de incluir sempre seus elementos de marca visíveis com cada artigo.

  1. Formalizar nossos relacionamentos com analistas e públicos externos.

Se a nossa empresa já se inscreveu em um conjunto de serviços específicos, devemos chamar os analistas e nos apresentarmos. As pessoas estarão bastante interessadas em nos conhecer, pois seremos seus parceiros e, talvez, forneceremos informações úteis ao longo do tempo.

Do ponto de vista interno, os analistas e pessoas externas serão uma boa fonte primária de informação e que proverão perspectivas de grande valia.

Se pudermos nos fazer conhecidos pela administração como alguém que tenha bons contatos da indústria (e que gostamos de aprender e escutar) seremos valiosos para muitas pessoas – inclusive nós mesmos.

  1. Definir e fornecer informações personalizadas para grupos funcionais.

Se pudermos exemplificar, até agora a equipe financeira sabe quem somos e nós devemos ter uma compreensão semelhante das atividades de nossos parceiros.

Como algumas pessoas que conhecemos se concentram em números, há muito sobre os concorrentes que poderiam ser alinhados e não estão – mas poderiam ser útil para a nossa organização.

Podemos criar uma ferramenta ou relatório para essas pessoas. Nós podemos fazer o mesmo para o desenvolvimento de negócios, vendas, marketing e equipes jurídicas e de RH.

Na verdade, se pudermos refletir temos uma vontade intencional sobre isso, nós podemos começar a ser um analista de inteligência honesto com todos os tipos de informações e pessoas dentro da empresa.

  1. Criar alianças com outras divisões de negócios.

Esta recomendação é válida para grandes empresas que possuem muitas outras áreas de negócios e empresas dentro de um mesmo grupo.

Nós provavelmente encontraremos esforços de inteligência competitiva em outras divisões. E isso é normal, não tem problema nenhum.

Talvez esses esforços não sejam tão avançados quanto o que estruturamos no lugar. Se for assim, não é tão ruim!

Isso nos dará a oportunidade colocar o nosso patrocinador ainda mais em evidência, pois é o tipo de pessoa especialmente inteligente, que compartilha com a nossa visão na empresa e nos deu oportunidade de aprendizado e implementação de várias iniciativas.

Claro, nós como seres humanos – reconheceremos com cuidado e justiça o importante papel do patrocinador e de todas as pessoas que nos apoiaram no meio do caminho.

Sem dúvida, existem outras coisas que podemos fazer para expandir a nossa marca e a função de inteligência.  A chave é que o tempo para a modéstia cautelosa está passando e o tempo para a nossa promoção aberta chegou.

O mundo da transformação dos negócios está nos dando oportunidade para tal. Sem desculpas e com grande confiança, podemos declarar que uma função profissional e impactante de inteligência competitiva está em pleno vigor e operacional.

Parabéns. E lembre-se de compartilhar com os outros sempre. Este é o tempo para ser ainda mais ousado.

Reflita sobre isso.

É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.

Nícolas Yamagata

[email protected]

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