SOMOS MÚLTIPLOS, CRIATIVOS E MELHORES DO QUE PENSAMOS
No mundo de hoje em que vivemos, a mudança é o novo normal.
Trabalhar com a função de inteligência é saber que as qualidades humanas e as habilidades intelectuais podem ser cultivadas por meio do esforço e persistência.
Embora as pessoas possam diferir umas das outras de muitas maneiras em talentos, aptidões iniciais, interesses ou temperamento, cada um de nós é capaz de se modificar e se desenvolver por meio do esforço e da experiência.
A carreira de um analista de inteligência é formada por uma trilha de desenvolvimento. E toda trilha é acidentada por natureza.
Esse esforço todo faz parte de uma crença de que é possível desenvolver as qualidades desejadas criando uma paixão pelo aprendizado.
Aprender para crescer e desenvolver é para sempre, e está no cerne do crescimento da função de inteligência.
MINDSET FIXO E MINDSET DE CRESCIMENTO
Existe uma crença muitas vezes muito forte de que as qualidades são imutáveis, que ela gera diferentes pensamentos e atos.
Se acreditamos que somos capazes de nos aperfeiçoarmos, estaremos abertos a informações exatas sobre nossas habilidades – ainda que muitas delas não sejam nada lisonjeiras – mas mostram sobretudo que estamos abertos a aprendermos.
Quando adotamos um mindset ingressamos em dois caminhos e mundos.
- Os de características fixas, onde o sucesso consiste em provar que somos inteligentes ou talentosos. Um universo onde afirmação sobre nós mesmos é uma constante.
- Em um outro mundo, onde as qualidades da vida são mutáveis, ter sucesso é abrir-se para aprender algo novo.
No primeiro mundo do mindset fixo, o fracasso é encontrar uma adversidade, como por exemplo, tirar uma nota baixa, perder uma competição, ser demitido do trabalho, enfim, ser rejeitado. Isso pode dizer para o indivíduo que ele não serve, não se encaixa, não é inteligente e nem tem talento.
No segundo mundo do mindset de crescimento, o fracasso significa principalmente não crescer. Não atingir as coisas que damos valor. O que pode dizer que não estamos realizando nosso potencial.
No mundo do mindset fixo, o esforço é ruim. E o fracasso indica que não somos inteligentes e nem talentosos. Se fôssemos, não precisaríamos de esforço e nem da persistência.
No mundo do mindset de crescimento, o esforço e a persistência é o que nos torna mais talentosos e inteligentes.
ESTABILIDADE OU DESAFIO?
Há sempre escolhas no mundo. Estes mindsets nada mais são do que crenças.
Obviamente, são crenças poderosas, que podem ou não construir novos negócios, permitir ou não novos relacionamentos e interações. Mas tudo isso mora em nossas mentes e corações. E nós – por incrível que pareça – podemos mudar a nossa mente.
Pense onde gostaria de ir ou estar na função da inteligência, e principalmente, pense em qual mindset poderá lhe ajudar a chegar lá.
Adivinhem qual o tipo de mindset usamos para conceber e colocar de pé a Intelligence Hub?
É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.
Grande abraço,
Nícolas Yamagata