Queremos suporte à decisão, mas pedimos por dados.
Demasiadas vezes vemos os tomadores de decisão tomar a abordagem errada para a tomada de decisões.
Se quisermos decisões oportunas, insights como norma, precisamos educar executivos em todos os níveis sobre como fazer PERGUNTAS CERTAS – não a pedir dados ou tecnologia.
A combinação de melhores processos e ferramentas inteligentes com uma mudança nas habilidades e recursos e um maior uso da personalização aumentará a velocidade para a percepção, possibilitará decisões mais eficazes e reduzirá o custo das operações comerciais.
Neste artigo vamos explorar como as empresas podem transformar os dados de impacto e como as análises podem ter uso efetivo sobre a tomada de decisão.
O problema
Quando os executivos de negócios precisam decidir sobre um curso de ação, eles geralmente pedem para a área de TI um extrato ou relatório de um sistema central, talvez o ERP ou o data warehouse e usem os dados extraídos para provar uma crença subjacente sobre a causa ou o efeito de uma situação.
Essas crenças são baseadas na experiência, mas podem não refletir a verdade subjacente que somente uma interpretação mais profunda dos dados pode revelar.
Como Malcom Gladwell descreve em Blink, todos confiam na nossa mente inconsciente para tomar decisões, mas quando se trata de decisões complexas, infrequentes ou críticas, a intuição não produzirá o melhor resultado.
Deixe-me dar um exemplo: você acha que os executivos da 20th Century Fox usaram intuição ou insight para assinar os direitos de merchandising de produtos de todos os filmes da série Star Wars para George Lucas em troca de um desconto em seu cheque de pagamento em 1977?
Acredita-se que essa decisão tenha custado ao estúdio bilhões de dólares, já que a franquia cresceu e as receitas de merchandising ultrapassaram as de exibição de cinema e licenciamento de conteúdo.
Uma abordagem alternativa
À medida que a análise e, em particular, a análise preditiva, se torna mais prevalente, os executivos de empresas estão ouvindo novas maneiras de obter informações mais perspicazes para uma melhor tomada de decisão empresarial.
Grandes dados, nuvem, internet de coisas, visualização de dados, ágil e “just-in-time” – todos eles têm um papel a desempenhar, mas o elemento-chave é o processo, especialmente os pontos que os ligam do início e ao fim.
Ao mudar o ponto em que a empresa se envolve com a tecnologia e combinando equipes funcionais tradicionalmente separadas acreditamos que podemos religar o processo de análise e reimaginar a forma como as empresas industrializam e incorporam a sua tomada de decisão.
Estágios alternativos na tomada de decisões
Abordagem tradicional
- Identificar o problema.
- Encontrar evidências para apoiar a crença.
- Tratar os dados para corresponder à crença.
- Responder ou agir com base na crença.
Abordagem alternativa
- Envolver uma rede de pessoas e processos para detectar e identificar alterações e anomalias.
- Usar análise para fazer perguntas abertas dos dados dentro e fora da empresa.
- Identificar rapidamente as implicações através de técnicas analíticas avançadas, acompanhado de especialistas funcionais e ferramentas, equipe e métodos ágeis.
- Considerar e modelar opções e cenários para determinar a melhor escolha de ações.
- Usar insights para explicar a resposta ótima, a ação tomada e o impacto medido em relação aos resultados previstos.
Etapas alternativas nas abordagens de tomada de decisão
Percebendo problemas e oportunidades – dê às pessoas tempo crítico para passar da tomada de decisão reativa à pro ativa. Invista ou pelo menos busque entender processos que “escutem” os batimentos cardíacos do seu negócio através dos dados disponíveis. A Internet das coisas e a aprendizagem da máquina podem ser a chave para esta capacidade.
A seguir elenco algumas atividades importantes no que tange ao tipo de abordagens a serem seguidas.
- Investigar causa e efeito – Investigar completamente os drivers de questões específicas e a extensão do seu efeito sobre o negócio reduz o risco de decisões instantâneas que têm efeitos enormes, inesperados e insustentáveis.
- Mudar seus centros de inteligência de negócios ou de análise de excelência – Mudar para uma operação mais em tempo real é fundamental para estabelecer essa capacidade.
- Provisionar o impacto – As organizações podem rapidamente trabalhar através das implicações positivas e negativas de ambos os problemas e oportunidades provenientes de dentro da empresa ou de forças externas, como mercados e clientes, combinando análise avançada e expertise digital, operacional e funcional.
- Avaliar as opções potenciais – As tecnologias de otimização transformaram a capacidade de grandes empresas multidimensionais para apoiar decisões complexas. O acesso rápido aos dados e à computação de alta capacidade, permite que você forneça rapidamente estatísticas sobre as implicações de múltiplas opções em níveis de precisão e confiança que permitam uma tomada de decisão mais rápida com base na ciência e não na intuição.
- Concordar com estratégia e resposta – Ter uma visão completa e rica de uma situação permite que você possa alterar, executar um contra plano e implementar a mudança. O estabelecimento de ferramentas e processos de monitoramento e monitoramento contínuo fornece os meios para medir o impacto comercial de decisões inteligentes.
Muitas indústrias estão em um ponto de inflexão na adoção da análise.
Ao seguir estes princípios para dar aos usuários acesso à inteligência interna e externa, podemos reduzir o tempo de resposta, melhorar a qualidade da decisão, impulsionar maior impacto e industrializar a capacidade de responder a perguntas complexas de negócios de forma rápida e iterativa.
Os líderes serão aqueles que mudam de uma abordagem tradicional de “levantadores de peso” para uma liderança baseada na transformação do mundo dos negócios e na tomada de decisão ágil e colaborativa.
Reflita sobre isso.
É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.
Nícolas Yamagata
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