Como a Inteligência Competitiva pode ajudar um CEO a lidar com uma de suas muitas preocupações em sua organização?
Essa típica pergunta de um milhão de reais, é uma pergunta que as pessoas sempre nos fazem.
A função de inteligência é uma das muitas atividades empresariais que ajudam o CEO (ou qualquer outro tomador de decisão) a tomar as decisões certas.
Do ponto de vista prático e resumido acreditamos que esta atividade toca cinco áreas importantes de interesse quando você é um CEO ou tomador de decisões (de alto nível) no processo de considerar qualquer nível de atividade e suporte para função de inteligência competitiva em suas empresas.
Abaixo vamos detalhar, de forma não exaustiva, cinco maneiras pelas quais a função de inteligência competitiva pode ajudar aos tomadores de decisão e ao CEO a organizar as perspectivas externas e alinhar a equipe para competir melhor neste ambiente de constantes transformações.
1 – MONITORE O AMBIENTE
- O ambiente competitivo não é estático. Os concorrentes conhecidos estão adaptando suas estratégias.
- Empresas potencialmente disruptivas estão surgindo. Outros padrões, tendências sociais, demográficas, tecnológicas e regulatórias afetam todos os atores.
- Normalmente, entender melhor o futuro nos dará mais confiança para se preparar de maneira mais eficaz.
A Inteligência Competitiva monitora sistematicamente a dinâmica do mercado, as tendências significativas e as respostas prováveis dos concorrentes para melhor estruturar suas opções estratégicas.
2 – ESTABELEÇA PRIORIDADES
- Nós teremos que acertar essa parte porque não podemos mudar as prioridades com frequência.
- Naturalmente, muitos fatores afetam as prioridades, incluindo conhecer os nichos de mercado que nós queremos proteger e aqueles que queremos atacar.
- Especialmente ao atacar, é importante saber onde vamos precisar melhorar os produtos, processos ou recursos.
- Com esse conhecimento, podemos responsabilizar alguém pelas melhorias necessárias.
A Inteligência Competitiva apoia a análise de lacunas e os processos de fechamento para garantir que a organização esteja trabalhando constantemente para superar desvantagens importantes.
3 – APOIE A TOMADA DE DECISÕES
- A tomada de decisão é geralmente complexa. Onde os outros podem ver ou desejar simplicidade, lidamos com uma infinidade de fatores.
- Nossa posição exige que apoiemos as decisões difíceis que afetam muitas pessoas. Assim, organizar estruturas, modelos e scorecards tornam-se ferramentas essenciais para a atividade.
- Classificar os problemas para encontrar o que é mais importante, ao mesmo tempo em que enfatiza o menos importante, é um dever constante para a função de inteligência.
A Inteligência Competitiva fornece informações e modelos de mercado e concorrentes regularmente avaliados que destacam questões críticas para informar sua tomada de decisão.
4 – MOTIVE A ORGANIZAÇÃO
- Na competição, geralmente é melhor identificar os concorrentes e os desafios específicos que eles representam.
- Bem enquadrado, podemos usar essas informações para explicar suas estratégias dentro da empresa.
- Além disso, podemos definir métricas baseadas em concorrência para servir como metas de desempenho. Ameaças competitivas tangíveis ajudam a vincular seus objetivos estratégicos e mentalidades táticas ou operacionais do restante da organização.
A Inteligência Competitiva ajuda a explicar melhor os concorrentes documentando suas estratégias, planos de produtos, metas de clientes e mais de maneiras específicas que levam a ações concretas em toda a organização.
5 – AVALIE AS ESTRATÉGIAS
- A equipe de executivos seniores definiram a direção estratégica da empresa.
- Regularmente, convocamos reuniões para falar sobre o progresso. As estratégias estão funcionando? Os concorrentes estão fazendo o que esperávamos? Alguma coisa sobre nossas suposições significativas mudou substancialmente? Como cada parte da organização está funcionando para vencer a concorrência?
- Existem várias métricas importantes. Uma delas é como a competição reage (ou não reage) ao que estamos fazendo.
A Inteligência Competitiva oferece suporte a planejamento de cenários, previsão de estratégias e relatórios de estratégias de concorrentes, mantendo modelos do setor e perfis de concorrentes.
Aqui NÃO estamos falando sobre o estabelecimento de um processo e SIM se a função de inteligência REALMENTE PODE nos ajudar a fazer todas essas coisas.
Se a SUA resposta for SIM nenhum CEO poderá passar sem isso.
Agora tudo o que temos a fazer é convencê-los que a função de inteligência pode fazer tudo isso.
É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.
Grande abraço,
Nícolas Yamagata
[email protected] | https://www.intelligencehub.com.br
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Mais um bom artigo do Nicolas.
No caso específico do CEO, a inteligência competitiva é vital.
O CEO mais do que qualquer C Level, tem boa parte parte de sua ação voltada para fora da empresa. Ele se movimenta na arena onde estão seus clientes, prospects, oponentes em cenário de sutis ou devastadoras ocorrências que mudam o curso de seu planejamento que ele sabe que está bem construído mas é simplesmente a melhor visão de futuro que seu time conseguiu ter naquele momento. As correções de rota tem na inteligência competitiva seu grande aliado.
Por fim, para que os CEOs não esqueçam, inteligência é sobretudo poder.
Helio, sempre compartilhando boas ponderações e reflexões conosco. Inteligência, estratégia e inovação é nossa praia. Muito obrigado pelas excelentes contribuições. Abraços!