A VISÃO DA INTELLIGENCE HUB SOBRE INDICADORES
De vez em SEMPRE os executivos nos perguntam qual será o retorno sobre o investimento da função da inteligência na empresa.
A resposta é simples. O custo de não investir é muito mais alto em um mundo de transformações de negócios.
O mundo está mudando de forma confusa e num ritmo no qual as pessoas não estão sendo capazes de se adaptar. O ritmo acelerado das mudanças tem elevado os índices de cobranças e estresse, e indicadores de avaliação da função de inteligência são ferramentas importantes neste contexto.
Profissionais de Inteligência há muito tempo se esforçam para endereçar questões relacionadas ao valor esperado e os impactos de investimentos realizados em Inteligência.
Áreas de Inteligência – ou atividades (funções) a ela relacionadas – são apenas uma dos vários aspectos que contribuem para o desempenho de uma organização.
Deste modo, na maioria dos casos não se pode olhar isoladamente para iniciativas de Inteligência para uma mensuração tradicional de cálculo de retorno de investimento.
Ainda, o nível de maturidade do sistema de gestão de uma empresa, bem como a sensibilização e o engajamento empregados em iniciativas de Inteligência dentro de uma organização impactam diretamente nos resultados que podem ser obtidos com suas implementações.
Em mercados mais amadurecidos do ponto de vista de gestão e investimentos, como o mercado norte-americano, por exemplo, as métricas de mensuração em inteligência competitiva e gestão do conhecimento não se dão mais pelo simples ROI – Return On Investment, mas por outras métricas como VOI – Value On Investment, por exemplo, onde percebe-se que o investimento traz retornos consideráveis, mas que nem sempre conseguem, isoladamente, ser traduzido em números.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Gartner, há uma grande oportunidade para as empresas vislumbrarem o crescente valor do conjunto total de benefícios trazidos por uma iniciativa “soft”. Este conjunto é representado pelo VOI, em que ROI é apenas um de seus elementos.
O VOI passa a ser especialmente significativo, além do ROI, em iniciativas que têm grandes componentes de interações complexas:
- Possibilitam e estimulam a colaboração entre pessoas, sistemas e empresas.
- Implementam ou incentivam novos métodos e competências de liderança.
- Aumentam o potencial de times e o desenvolvimento de comunidades.
- Estendem o modelo organizacional, ao multiplicar o impacto das redes, sejam elas sociais (pessoas) ou técnicas (aplicações e sistemas).
- Auxiliam na formalização das técnicas de gestão do conhecimento.
O valor gerado por um projeto desta natureza é único para uma corporação, por isso, entendemos que a iniciativa está totalmente alinhada à estratégia da Empresa. Abaixo, apresentamos fluxograma exemplificativo do processo:
Deste modo, as iniciativas das entregas da Função de Inteligência se encadeiam em uma série de fases previsíveis e se movimenta em um grande potencial de retorno sobre o investimento (ROI) para entregar valor mensurável.
Contribuições de Inteligência:
- Decisões bem fundamentadas mais rapidamente do que outras empresas.
- Disseminação da cultura de suportar decisões em dados/análises/insights.
- Disseminação da cultura de gestão do conhecimento.
- Economia em processos operacionais e de pouco valor agregado (como busca e coleta de dados).
- Disponibilização de tempo de profissionais para geração de estudos e tomada de decisão fundamentada.
- Monitoramento do ambiente de competição possibilitando antecipar à movimentações da concorrência.
- Monitoramento do mercado consumidor para entender tendências e novas oportunidades de produtos e serviços.
- Monitoramento de marcas, patentes, lançamentos de produto e registros, visando antecipar ao forecast e roadmap de produtos da competição.
- Monitoramento de importantes informações da competição visando reações e tomada de decisão acelerada.
- Suporte ao processo de inovação, do ponto de vista que inteligência pode apoiar monitoramento do ambiente de negócios.
- Execução de benchmarking e profile contínuo, trazendo boas práticas e lições aprendidas para aperfeiçoar processos e atividades Empresa.
- Construção de uma base de melhores práticas, lições aprendidas e fomento à colaboração, que podem gerar incrementos em novos negócios bem como otimizações e eficiência operacional.
- Manter todas as áreas e colaboradores informados sobre o Mercado.
- Expôr principais metas e realizações de cada departamento.
- Facilitar a comunicação entre departamentos.
- Entre muitas outras vantagens que as práticas e ferramentas de inteligência podem vir a contribuir.
Indicadores relacionados à tomada de decisão:
- Percepção dos gestores (tomadores de decisão) em relação à disponibilidade de informações quando necessárias.
- Percepção dos gestores em relação à relevância das informações disponibilizadas.
- Envolvimento da função de inteligência em diversas decisões de negócios em diferentes áreas do conhecimento na empresa.
- Redução considerável do tempo de captura e processamento de informações.
- Aumento do volume de informação qualificada a ser considerada nas decisões gerenciais, tanto táticas quanto estratégicas.
- Estabelecimento de práticas de suporte à decisões pautadas em dados, fatos e monitoramentos de informações relevantes para a Empresa.
- Estabelecimento de uma rede de inteligência, envolvendo profissionais que necessitam de informações com os que possuem as informações.
- Nível de equalização sobre as informações da estratégia corporativas pela empresa.
- Comunicados importantes atingirem a todos os níveis hierárquicos rapidamente.
Para a classificação dos indicadores de Inteligência Competitiva de algumas empresas, adotamos um modelo que divide os indicadores em 2 grupos distintos: os indicadores de esforço e os indicadores de resultado.
Indicadores financeiros (de resultado):
Os Indicadores de Resultado refletem a desempenho de objetivos e metas estratégicas da organização, sem dependerem de forma exclusiva das iniciativas de Inteligência Competitiva. São indicadores que auxiliam no acompanhamento da implantação e utilização das práticas de Inteligência Competitiva¸ e como estas práticas, associada a outros fatores, influenciam os resultados da empresa.
Lembramos que no gerenciamento de ativos intangíveis, análises focadas somente em indicadores parametrizados podem representar um distanciamento de percepções mais abstratas, que são de profunda relevância para a empresa: cultura organizacional, motivação, comportamento e adaptação às práticas de Inteligência Competitiva. É necessário um equilíbrio entre o comportamento perante as ferramentas de Inteligência Competitiva e como estas refletem no resultado da empresa.
Exemplificando:
- Cálculo de retornos financeiros em projetos com esforços específicos da função de Inteligência ou conduzidos por ela (ex: análise de cadeia de valor para entrada em um mercado, aumento de participação de mercado, redução de custos operacionais).
- Economias realizadas com aproveitamento de recursos na aquisição de informações ao longo da organização, reduzindo investimentos redundantes.
- Demonstrações da economia de tempo oriunda de um monitoramento sistemático do mercado (economia em mobilização).
Indicadores qualitativos (de esforço):
Os Indicadores de Esforço evidenciam iniciativas da organização em Inteligência Competitiva, mas necessariamente não refletem resultados que possam ser quantificados através de números – os resultados empresariais de uma corporação.
São indicadores que refletem o comportamento das pessoas, a cultura da empresa e sua adequação à utilização de ferramentas de Inteligência Competitiva.
Exemplificando:
- Nível de maturidade do programa de Inteligência da organização.
- Número de usuários ativos das ferramentas de Inteligência.
- Número de participantes em eventos organizados pela Função de Inteligência.
- Tamanho da rede de pessoas envolvidas em atividades de Inteligência de forma regular.
- Número de solicitações à função de Inteligência.
- Número de entregáveis sistemáticos realizados pela função de Inteligência em determinado período.
- Número de estudos ad-hoc realizados pela função de Inteligência em determinado período.
- Desenvolvimento de score NPS (net promoter score) da função de Inteligência (diz respeito à recomendação do trabalho de Inteligência).
- Número de novas ideias de negócios geradas a partir dos esforços de Inteligência.
- Quanto de buzz informal é gerado a partir da função de Inteligência.
APRESENTAÇÃO E CONTEXTO
Na disseminação dos conceitos de Inteligência Competitiva e sua aplicação na Função de Inteligência Competitiva da Empresa, é necessário que existam referências para o acompanhamento dos resultados alcançados.
Estas referências precisam indicar como as práticas de Inteligência Competitiva influenciam e modificam a cultura da empresa e o comportamento dos colaboradores, e como influenciam também nos resultados da Função de Inteligência Competitiva da Empresa e de suas demais áreas.
Para isto utilizamos indicadores de Inteligência Competitiva, que abrangem tanto percepções mais abstratas quanto resultados mensurados através dos relatórios da empresa.
O equilíbrio entre o acompanhamento do desempenho comportamental (esforço) e o desempenho gerencial (resultado) permite definir com clareza quais as prioridades e as ações que a Área de Inteligência Competitiva da Empresa deverá tomar para garantir o sucesso da disseminação e utilização das práticas de Inteligência Competitiva.
INDICADORES DE DESEMPENHO DA FUNÇÃO DE INTELIGÊNCIA NA EMPRESA
Segue abaixo a tabela com os indicadores de Inteligência Competitiva organizada de acordo com o grupo de práticas no qual serão implantados e também pela sua classificação (esforço ou resultado).
Conte para nós como você está construindo os seus indicadores da função de inteligencia em sua empresa.
É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.
Grande abraço,
Nícolas Yamagata e Eduardo Lapa
[email protected] I [email protected]
https://www.intelligencehub.com.br
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