O último encontro da SCIP Brasil em São Paulo, foi no dia 02 de agosto. Dia do meu aniversário. Pensar em ganhar mais 365 dias neste planeta, significa que teremos mais 52 semanas de emoção, 8.760 horas para pensarmos em novos projetos e 525.600 minutos para imaginarmos o futuro.
Foi neste contexto que nos reunimos na FIPE com um grupo de pessoas apaixonadas para trocarmos experiências e doarmos um pouco do nosso precioso tempo.
O tema do encontro foi: Mundo Conectado versus Estratégia e Inteligência Competitiva.
Juntar o pessoal para discutir como as tendências no mundo conectado influenciam o planejamento estratégico e as áreas de Inteligência é muito legal.
Quando imaginamos o futuro, é importante levar em consideração a cultura e todos os avanços igualmente.
Assim como surgem tecnologias para tirar empregos, surgem tecnologias para alterar completamente todo o mercado de trabalho.
Não é que não teremos empregos, é que não precisaremos deles como imaginamos.
A tecnologia juntará todas as peças pra ela mesmo intermediar tudo, através de nós.
E ela não cobrará nenhuma taxa por isso. Com isso, todas as estruturas desmoronam, todos os monopólios acabam e tudo fica para a rede.
Tudo fica compartilhado, entre nós.
Viveremos um mundo de Freelancers. Uma Gig Economy.
Um dia seremos professores, em outro designers e no outro marqueteiros digitais. Teremos várias habilidades, e poderemos trocar elas livremente.
A tecnologia vem e acaba com nossos empregos. Mas também destrói barreiras que atrasam o progresso da humanidade.
Vem, e abre espaço para todas as pessoas se tornarem empoderadas e disponíveis para compartilhar com a rede.
E assim, a soma de todos nós é maior que qualquer sistema do mundo.
E isso tem tudo a ver com a função de inteligência moderna – que funciona mais forte e viva em rede.
Neste dia falamos dos seguintes temas:
Tendências e Influências do Mundo Conectado – com Marcelo Biasoli da Seguros Sura
- Cenário atual, Radar de tendências, Geração conectada e Ecossistema do novo mundo conectado.
Na sequência tratamos do uso de Inteligência Competitiva para Identificação Antecipada de Tendências e Geração de Respostas Eficazes, com Edson Ito da FIPE.
- Uso de IC para reduzir incertezas e tomar melhores decisões, IC e identificação antecipada de tendências, Resolução das incertezas (estado, efeito, resposta) e Implicações para o profissional de IC.
Por fim e não menos importante tratamos da Inteligência Competitiva na Gestão da Estratégia: do Planejamento à Execução com o Luiz Sedrani da 3GEN.
- IC como indutor na avaliação do contexto: fase planejamento e Uso contínuo de IC nos rituais de tomada de decisão: fase execução.
Fechamos a noite com debate entre os palestrantes e a selfie da galera! Mais um evento de sucesso da SCIP Brasil.
O debate levanta a seguinte questão e reflexão: Como saber se as empresas estão de fato inovando, desenvolvendo produtos e serviços ou entrando em novos mercados?
Empresas ágeis para se focarem no core de suas atividades, investem cada vez mais em uma quantidade de apoios estratégicos, nos quais parceiros de negócios, equipes multidisciplinares e fornecedores de suporte à decisão, apoiam e operam junto com a empresa contratante os seus processos de inteligência em rede.
O mundo empresarial está se abrindo para o exercício de uma função de inteligência que está apoiando os INOVADORES DE HOJE a captar sinais e insights, separá-los dos ruídos e estimar potenciais retornos.
Vocês estão preparados para as mudanças?
É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.
QUEM É A SCIP BRASIL
A SCIP Brasil – A Strategic and Competitive Intelligence Professionals (SCIP) tem por missão ajudar os profissionais brasileiros de Inteligência, Estratégia e áreas afins a se aperfeiçoar e se aprofundar profissionalmente, além de discutir os rumos e os desafios da prática nessas áreas, em nosso país.
Saiba mais:
Site: scipbrasil.org
Facebook: facebook.com/SCIPBRASIL
LinkedIn: Grupo SCIP Brazil
Twitter: @scipbrasil
Grande abraço,
Nícolas Yamagata
É uma boa maneira de espalhar a mensagem e apoiar a razão de ser da Intelligence Hub!