BI E IM – BUSINESS INTELLIGENCE E INTELIGÊNCIA DE MERCADO (MUITO PRAZER)
Não existe mercado indisputado e o Mar Azul cada vez mais se aproxima de uma laguna azul, onde pouquíssimos se banham.
Acresça a esse cenário uma crise econômica sem precedentes. Coloque ainda nesse palco a instabilidade institucional.
Colocou? É aí nesta conjuntura, digamos, no mínimo desafiadora, que você vai pilotar a sua empresa.
As ferramentas de BI deveriam se chamar CI – Corporation Intelligence. Em síntese, elas extraem informações de bases estruturadas na sua arquitetura de TI corporativa (ERP, CRM, BSC, Sistemas Logísticos, etc) e possibilita aos usuários finais a criação de views (visões) do que está se alcançando em RESULTADOS, seja em Vendas, MKT, Custos de toda a natureza, EBTIDA e mais uma boa quantidade de visões CORPORATIVAS INTELIGENTES.
Essas visões acompanham o passado recente, indicam o quanto a sua empresa está cumprindo ou se desviando de seus orçamentos CAPEX e OPEX e suportam decisões que tem a ver com a sua governança corporativa. Essa é a importância do BI.
DENTRO E FORA
Agora vamos à pergunta que não quer calar. E O MERCADO?
Além da selvageria do escritório, há um campo de batalha para o C-level que é determinante. É na rua, no mercado real que as coisas realmente acontecem, monetizam e se consolidam. É neste ambiente mercadológico que estamos observando as grandes e constantes transformações de negócios. Neste ambiente de transformação fora da empresa e de suas engrenagens cotidianas é onde devem estar os maiores esforços de IM – INTELIGÊNCIA DE MERCADO.
É onde a IM apoia verdadeiramente o C-level em decisões estratégicas.
É no ambiente de negócios externo a empresa que a função de inteligência comprovadamente rastreia suas possibilidades comerciais, sua concorrência e sua linha de produtos ou serviços a partir de uma série de tecnologias e metodologias que capturam e analisam informações não estruturadas e estruturadas, primárias e secundárias, aumentando exponencialmente a qualidade da tomada de decisão estratégica.
Insisto, estamos falando de mercado e de informações de mercado de informações capturadas e analisadas “da sua porta para fora”. O campo de atuação onde não temos controle é o mais desafiador e imprevisível de se monitorar e prever.
PEQUENA GRANDE DICA
Como decidir sobre Inteligência de Mercado?
Existe hoje um bom número de tecnologias, bases de dados e metodologias que fragmentam a INTELIGÊNCIA DE MERCADO, tais como Monitoramento de Mídias, Lead Generation, Pricing, Monitoramento de Publicidade e Propaganda, Georreferenciamento e Localização, Pesquisas diversas, mas, há ainda muitas dúvidas e incertezas.
Como contratar todas essas tecnologias, colocar debaixo de uma unidade estratégica, recrutar/treinar uma boa equipe de inteligência e, por fim, tracionar a prática no âmbito da sua organização?
Convenhamos, é um desafio caro, pesado e de resultado a médio prazo se a sua equipe for preparada para entender o valor estratégico daquela unidade e fizer o que se espera:
- Colaborar e saber acionar a unidade de inteligência.
Assim, à exemplo do mercado internacional, examine a alternativa de contratar um bureau de inteligência. O bureau, domina todas as tecnologias de inteligência, sabe acionar as mais adequadas a cada situação e tem capacidade de produzir análises que suportam decisões estratégicas de mercado de imediato trabalhando AD HOCs ou melhor ainda efetuando monitoramento contínuo de MERCADO, COMPETIDORES E PRODUTOS.
Na Intelligence Hub, que traz para o mercado brasileiro a inovação de ser um bureau de inteligência, esse tracking está no seu DNA. (vide a figura a seguir).
Concluindo, BI é uma boa ferramenta de apoio à governança corporativa utilizando dados e informações estruturadas e na sua grande maioria internas à empresa.
IM – INTELIGÊNCIA DE MERCADO, trabalha fundamentalmente no apoio à tomada de decisão estratégica de mercado atendendo sobretudo as dimensões COMERCIAL, COMPETIDORES E PRODUTOS, e para tal CAPTURA, ANALISA E REPORTA INFORMAÇÕES DE MERCADO.
Falamos de disciplinas, métodos, processos e inteligências complementares e não excludentes, mas se lhe falta um conceito integrado de uma função de inteligência de mercado, com todos os componentes informacionais, tecnológicos e humanos interligados, nesse exato momento você deve estar perdendo alguma oportunidade para seus competidores.
Um composto de solução integrada, um bureau sobretudo, pode fazer todo o sentido sendo o seu radar de inteligência contínuo e antecipativo sobre o ambiente de negócios.
Reflita sobre isso.
É a nossa inteligência competitiva, para a sua vantagem competitiva.
Hélio Muniz e Nícolas Yamagata